quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O segredo para progredir é avançar com os nossos próprios pés e pelos nossos próprios meios. Saber filtrar o que se quer ouvir do que não se quer ouvir. Saber o que se dizer e o que não se deve dizer, por mais que se tenha uma resposta na ponta da língua. 

"Teria Augustus procurado Sócrates e disse-lhe:
“- Sócrates, preciso lhe contar algo sobre “Fulano”! Você não imagina o que me contaram a respeito de... “ Nem chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
“- Espere um pouco, Augustus. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?“
“- Peneiras? Que peneiras?”
“- Sim. A primeira, Augustus, é a da VERDADE. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro?“
“- Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram!”
“- Então suas palavras já vazaram a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira: a BONDADE. O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?”
“- Não, Sócrates! Absolutamente, não!”
“- Então suas palavras vazaram, também, a segunda peneira. Vamos agora para a terceira peneira: a NECESSIDADE. Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa?”
“- Não, Sócrates... Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar.”
E Sócrates, sorrindo, concluiu:
“- Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz!”. 

"Costuma-se dizer: da próxima vez que ouvires algo, antes de cederes ao impulso de passá-lo adiante, submete-o ao crivo das três peneiras porque: Pessoas medíocres falam sobre pessoas; Pessoas comuns  falam sobre coisas; Pessoas sábias falam sobre ideias.". Fonte

Um comentário: